Se você é arquiteto e designer de interiores, leia este artigo até o final! Aqui você vai encontrar dicas de como encontrar a melhor tela tensionada para o seu projeto de arquitetura.
As telas tensionadas hoje em dia tem sido muito utilizados nos projetos de arquitetura e interiores. Seja em ambientes residenciais ou corporativos, vem ganhando cada vez mais espaço devido a sua grande versatilidade.
O produto que antes era apenas utilizado a título de comunicação visual, tem sido visto com bons olhos pelos designers de interior e arquitetos que estão em busca de tendências e inovação.
É certo, o painel de tela tensionada é uma ótima alternativa para comunicar, iluminar e/ou decorar ambientes. Mas para que a finalização do seu projeto seja fiel ao que foi projetado, você deve considerar alguns aspectos importantes na escolha do painel:
– Qualidade
– Manutenção
– Estrutura
– Instalação
– Versatilidade
– Custo x Benefício
Escolha uma tela tensionada que seja de qualidade
Na escolha do melhor painel, é importante considerar a qualidade do tecido. Esse ponto pode interferir no resultado final do projeto, principalmente se a ideia é utilizar o painel impresso.
Escolha uma tela tensionada de fácil manutenção
Escolha o painel que seja fácil de cuidar, que qualquer pessoa consiga fazer isso, não precisando de um técnico. A manutenção periódica acaba aumentando a vida útil do produto, gerando menos custo, e claro, facilidade no dia a dia.
Outro ponto importante é a facilidade da troca da mídia, que possibilita a revitalização dos ambientes sem grandes custos ou esforços.
Escolha uma tela tensionada com estrutura moderna
Os painéis com estrutura leve e rígida são os melhores. Sem falar dos painéis que podem ser montados em módulos. Eles ajudam muito quando é preciso fazer o deslocamento constante da peça como um totem; quando queremos pendurar como um pendente ou um item decorativo no teto; quando queremos fazer uma estrutura grande; ou ainda, quando a facilidade de encaixe e instalação é uma prioridade . As peças leves dão mais segurança no momento da instalação e permitem maiores possibilidades de uso.
Escolha uma tela tensionada de fácil instalação
A facilidade na instalação também ganha pontos na decisão de compra, pois acelera o processo construtivo da sua obra e barateia a mão de obra. Neste caso, os painéis que podem ser desmontados são a melhor opção.
Escolha uma tela tensionada que seja versátil
A tela tensionada na arquitetura pode ter a função de decorar e/ou iluminar, como também pode ser instalado no teto ou na parede.
Na parede pode representar uma textura como um mármore ou uma janela com uma imagem externa, como vemos no exemplo do apartamento decorado do edifício Freedom da Vanguard em Londrina/PR.

Pode também ser um painel de propaganda de alguma empresa fixo na parede ou como um totem, como utilizado na ambientação do ambiente corporativo da empresa X e no estúdio da Rádio BH.


Já na proposta de aplicação no teto, pode ser tela tensionada com ou sem imagem ou textura. Ou quem sabe fazendo a vez de uma luminária, por que não?

Escolha a tela tensionada com o melhor custo x benefício
Agora que você já sabe quais principais pontos deve considerar na escolha da melhor tela tensionada para o seu projeto de arquitetura, precisa encontrar a empresa que oferece o produto com o melhor custo x benefício.
Pensando nisso, apresentamos o Alumiframe, que se destaca nos 6 aspectos importantes a se considerar na escolha do painel.
1- Os painéis do Alumiframe são confeccionados com tecidos de alta qualidade, aliando tecnologia e design moderno para tornar a proposta do seu projeto de decoração, ainda mais eficaz e atrativa.
2- Por ser um produto que pode ser desmontado de forma fácil e rápida, o Alumiframe se torna um produto de fácil manutenção, agregando qualidade na apresentação e prolongamento da vida útil do material.
3- Sua estrutura é leve e rígida. E seu design é bonito e moderno, com acabamento anodizado fosco, podendo, em projetos especiais, ser pintado eletrostaticamente. Essas características valorizam as imagens impressas nos tecidos e tornam a peça parte do ambiente, agregando harmonia à composição.
4- A instalação do Alumiframe é super simples e não faz volume nos descartes da sua obra. Além do mais, sua estrutura possibilita a troca da comunicação de forma fácil e rápida, através da colocação da tela tensionada com baguetes de silicone.
5- Um dos pontos mais interessantes do Alumiframe é a versatilidade. Possibilita que você escolha o tipo de material da mídia, podendo ser utilizado tecido, lona ou acrílico. Ele pode ser também com ou sem iluminação, dependendo da proposta do seu projeto. Além disso, pode ser personalizado e feito sob medida em pequenos, médios, grandes formatos e em sistema modular.
6- Não há dúvidas, o Alumiframe atende muito bem aos principais aspectos a serem considerados na busca de uma tela tensionada para a arquitetura. Então podemos dizer, é um produto com ótimo custo x benefício.
Está afim de levar qualidade, facilidade e versatilidade para o seu projeto arquitetônico? Use telas tensionadas Alumiframe!
Talita Shigueoka
@talitashi.arquiteta
Arquiteta