19 de novembro de 2019

Principais tendências para Arquitetura e Design de Interiores em 2020

Principais tendências para Arquitetura e Design de Interiores em 2020
Tempo de Leitura : 5 minutos

Um novo ano está chegando e com ele novas apostas. Pensando nisso, elencamos aqui algumas das principais tendências para a Arquitetura e Design de Interiores em 2020.

Dois mil e vinte promete ser um ano de muitas conexões. Com a crescente da tecnologia e a vida cada vez mais urbana e acelerada, acendem as necessidades mais básicas, como a de se conectar; com si mesmo, com as outras pessoas e com o ambiente. Este cenário abre discussões em vários aspectos do consumo, como também no mercado da Arquitetura e do Design de Interiores.

O profissional da arquitetura deve estar pendente de todas essas questões para conseguir executar projetos que realmente façam diferença do dia a dia de seus clientes. Para que isso aconteça da melhor forma, nada melhor do que estar atento às principais tendências.

Cores que inspiram e expiram sensações

A Pantone, empresa que é mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores e que dita regra na indústria gráfica, prevê como a cor do ano de 2020, o Classic Blue. A tonalidade escolhida vem de frente com as necessidade que o ritmo de vida cada vez mais acelerado nos solicita, como a serenidade e o conforto que o contato com a natureza nos dá, tendo sempre um porto seguro onde se ancorar.

Outra grande empresa, que também aposta nas cores da natureza para 2020 é a Suvinil, que lançou um azul esverdeado nomeado de Mantra, e outros dois subtons, Horizonte e Contemplação; que remetem ao som e movimento das ondas e sugerem também a proximidade a natureza e as sensações que o natural proporciona.

Utilizar destes recursos é um grande trunfo para inspirar e expirar sensações de acordo com a proposta de cada ambiente. Use a abuse das cores nos seus projetos e conecte as pessoas com que elas buscam, seja a paz de espírito em casa ou a seriedade no ambiente corporativo.


A empresa Vectra optou por seguir a dica de se conectar com a natureza e deixou o ambiente o mais natural possível, trazendo leveza e iluminação. Observe esse design incrível.

arquitetura e design sala

Construa oásis meio ao caos urbano

Além das cores elegidas para criar essa conexão com a natureza, vemos movimentos que também apostam nessa linguagem. O Urban Jungle, por exemplo, insere o verde na decoração e traz vida aos espaços, tornando os ambientes em verdadeiras selvas urbanas. Outro aspecto desta linguagem é a utilização de materiais naturais, como a palha e madeira que são encontrados nos móveis e nos objetos de decoração.

Quando abordados na última Casacor de Brasília, alguns arquitetos trouxeram essa tendência como um retorno às raízes, explorando mais uma vez a necessidade de contato com a natureza.

Uma forma interessante de trazer o natural para projeto de decoração, além da utilização dos materiais naturais, é utilizando as mais variadas possibilidades de iluminação, simulando ambientes e causando sensações de conforto e bem estar. A utilização da iluminação através de telas tensionadas, por exemplo, podem trazer esse aspecto natural à ambientes com pouca incidência de luz natural. Clique aqui e saiba mais sobre projetos de iluminação.

arquitetura e design painel
Painel de tecido Alumilight sendo utilizado como ferramenta de iluminação com aspecto mais natural. Planejado pelo escritório CM Arquitetura.

Design consciente

A sustentabilidade é um assunto que continuará em alta, apontando como uma das principais tendências para Arquitetura e Design de Interiores em 2020 a responsabilidade com os resíduos gerados e a utilização de tecnologias para diminuir os impactos.

A preocupação com o reuso e o reaproveitamento de móveis e objetos também será um assunto bastante discutido, abrindo portas para os projetos de decoração mais minimalistas, com menos objetos, mas com peças garimpadas em brechós que possam ser reutilizadas e resignificadas.

Ou então, com a utilização de materiais 100% recicláveis como o alumínio, que é muito versátil, podendo se tornar móveis decorativos ou estruturas funcionais, como as escadas, integrando as composições mais industriais.

O design consciente é importante, principalmente, na decoração de ambientes corporativos, onde existe uma demanda de responsabilidade social e ambiental, e também da boa administração dos gastos durante e depois da obra.

Execute projetos realmente personalizados

E por fim uma grande e importante tendência para arquitetura e design, que foi realçada pelo arquiteto Maurício Arruda, em uma palestra na última Casa Cor, desta vez em Mato Grosso do Sul, é a de executar projetos realmente personalizados, considerando a história e vivência dos clientes.

arquitetura e design 2020

Apelar pela afetividade é com certeza uma atitude sustentável. A elaboração de projetos customizados, que conversem com as recordações e fazem jus a visão de mundo do morador tornam a arquitetura mais acessível, menos descartável e consequentemente mais sustentável.

Trazendo essa questão para o cenário corporativo, é preciso entender as necessidades dos colaboradores das empresas, e ou então, de seus consumidores, para que a arquitetura e o design sejam efetivos e atendam de fato às necessidades.

Aposte em inovação

É 2020, isso significa que o mundo está cada vez mais tecnológico e nada melhor do que apostar nisso para um ambiente ainda mais moderno. Ou seja, aposte em itens que demonstrem inovação! Um exemplo possível desses itens são os painéis de tecido Alumiframe, além de ser uma ótima opção para comunicação do ambiente, auxilia na iluminação e ainda tem um ótimo custo benefício.

Veja o exemplo do toque que o painel de tecido trouxe para o ambiente do Pub Sertanejo Folks. Por ser uma casa com estilo rústico, que tocam músicas sertanejas, a escolha dos mapas no teto incrementaram e valorizaram ainda mais o ambiente.

tela tensionada bar
Painel Alumiframe com desenho de mapa no Pub Sertanejo Folks

Crie conexões

Sobretudo, 2020 promete ser um ano onde as conexões precisarão ser feitas, principalmente na Arquitetura e no Design de Interiores, onde o resultado interfere na ligação entre as pessoas com o meio ambiente, com suas raízes e seu bem estar.

A última dica, e que se torne uma tendência, é para que você como arquiteto e/ou designer de interiores utilize sua criatividade para criar conexões e projetos preocupados com o impacto no meio ambiente e no dia a dia das pessoas, a fim de fazer, assim, a diferença.

Escrito por:

Foto de Ana Francisca

Ana Francisca

Compartilhe este post

Logomarca Alumiframe Telas Tensionadas

TENHA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS