2023 bate à porta e todos querem saber quais serão as grandes tendências para a arquitetura e decoração do próximo ano.
Para te ajudar nessa tarefa, conversamos com alguns arquitetos, analisamos as principais tendências apontadas pelo assertivo relatório do Pinterest, o Pinterest Predicts, consultamos as novidades apresentadas na CASACOR 2022, além de outras referências, como Shutterstock e Pantone e compilamos tudo nesse artigo para você sair à frente e se destacar em 2023.
Confira agora as principais tendências para 2023 em arquitetura e decoração!
Muito verde e reconexão com a natureza
Uma tendência que já vem sendo observada desde a pandemia, e segue com muita força para 2023, é a busca por mais qualidade de vida, cuidado com a saúde e prevenção de doenças, tanto físicas quanto emocionais.
Na arquitetura e decoração isso se expressa por meio da neuroarquitetura, mais especificamente o design biofílico, que busca trazer para os ambientes internos uma aproximação com a natureza.
Estudos já comprovaram que ter uma maior conexão com a natureza promove bem-estar, previne doenças, aumenta produtividade, criatividade e proporciona sensação de mais tranquilidade, paz e conforto.
Portanto, a tendência para 2023 são projetos que contemplem cada vez mais espaços verdes dentro de casa, seja com plantas naturais, artificiais ou até com imagens que nos transportem a ambientes naturais, por meio das telas tensionadas.
Biofilia continuará sendo destaque nos projetos em 2023
Telas tensionadas ajudam a transportar a natureza para dentro dos ambientes
Sustentabilidade e matérias-primas naturais
Dentro desse contexto de mudança para um estilo de vida que priorize a reconexão com a natureza, a tendência será de projetos que também agreguem soluções sustentáveis, seja para reaproveitamento da água da chuva, seja para economizar recursos naturais, ou na utilização de materiais mais sustentáveis.
A aposta será em matérias-primas mais naturais, que remetem às nossas origens, como madeira, pedras, bambu, entre outros.
Além disso, têm-se utilizado muito a união de diferentes elementos, com projetos que agregam, por exemplo, muxarabi ou serraria às telas tensionadas ou que utilizam prateleiras de madeira na frente das telas, complementando o visual.
Na CASACOR 2022 tivemos vários projetos que trouxeram essa mistura de materiais.
As telas tensionadas Alumiframe foram incorporadas a outros materiais na CASACOR 2022
Materiais mais naturais ganharão destaque em 2023
Mais luz natural
Seguindo essa linha de reconexão com a natureza e volta às origens, uma tendência para 2023 serão projetos que explorem a iluminação natural.
Com a urbanização e expansão imobiliária, principalmente em grandes centros e espaços com muitos prédios, alguns imóveis possuem cômodos que não tem mais acesso à luz natural e isso pode ser muito prejudicial para o nosso organismo.
A luz influencia diretamente o ritmo circadiano dos seres humanos, ou seja, nosso ciclo biológico, que impacta no nosso estado de humor, sono, estado de alerta, entre outros.
A pouca exposição à luz natural, associada ao excesso de luz artificial, emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores, TVs e smartphones, provoca uma desregulação no ritmo natural do nosso corpo, provocando problemas como insônia, estresse, entre outros.
Renato Navarro/CASACOR
Telas tensionadas como alternativa à falta de luz natural nos ambientes
Aproveitamento de iluminação natural é tendência forte em 2023
Espaços multifuncionais
A pandemia impulsionou o trabalho remoto e, consequentemente, o home-office. Com isso, uma tendência que vem se intensificando são os ambientes funcionais e integrados, trazendo mais praticidade e multifuncionalidade, principalmente para os apartamentos cada vez menores que têm sido lançados e lofts, que tem se tornado tendência nos grandes centros.
A vez dos banheiros, entradas, corredores e varandas
Durante o confinamento, as pessoas voltaram sua atenção ao lar e investiram em reformas para deixar os ambientes mais confortáveis e aconchegantes, principalmente quartos, cozinhas e salas. Em 2023, a tendência é um olhar diferente para outros espaços da casa.
Um desses espaços é o banheiro. Nesse contexto de maior autocuidado, os banheiros serão repaginados para trazer sensação de relaxamento e bem-estar, tendo as banheiras estrelando como protagonistas nos rituais de autocuidado, mas sem deixar de lado o bom e velho chuveiro.
A aposta em 2023 será em banheiros relaxantes para momentos de autocuidado e contato com a natureza
Na Casacor 2022 as telas tensionadas Alumiframe foram muito utilizadas nos banheiros, sendo uma grande tendência tanto para iluminação, quanto para destacar detalhes, proporcionando uma composição mais bonita e elegante.
Versáteis, as telas Alumiframe também são escolha de arquitetos para banheiros
Também será a vez dos espaços menores, como halls, entradas, corredores e varandas que receberão um olhar especial para decoração desses ambientes, deixando a casa toda em harmonia.
Retorno às origens e memórias afetivas
Além do retorno às origens no aspecto da natureza, outra tendência que vem se formando é o retorno às origens individuais, o apego a memórias afetivas e objetos antigos que trazem conforto emocional, valores, e lembranças da infância.
Por isso, em 2023 veremos muitos projetos com uma pegada mais vintage, dando destaque para objetos e móveis antigos, herdados de família ou não, tanto restaurados, mantendo seu aspecto original, quanto repaginados, mesclando passado e futuro com um toque pessoal.
Objetos vintage voltam com tudo na composição de ambientes
Mas e o moderno, fica de fora em 2023?
Em contrapartida a toda essa tendência de celebração do passado e retorno às origens, tem quem prefira focar no futuro e, depois de um período tão conturbado e difícil, deseja olhar para o amanhã, para as possibilidades e conquistas que estão pela frente.
Esse pensamento irá influenciar nos projetos de decoração e arquitetura que terão um forte apelo ao moderno, ao futurista. Esse futurismo pode ser representado de várias formas.
Uma delas é a busca de elementos mais orgânicos, arredondados e curvos e o uso de formatos inovadores. Aqui na Alumiframe já temos notado o aumento de projetos que usam as telas tensionadas em formatos irregulares, maiores, fugindo do tradicional.
Alumiframe
Objetos e formas arredondadas são tendência
Outra interpretação desse olhar para o futuro é a ousadia, com paletas fortes e mistura de cores inesperadas e até um toque de psicodelia ao estilo Woodstock.
Prova disso é o aumento da busca no Pinterest por termos como “quarto weirdcore” e “papel de parede bizarro”, principalmente entre os boomers (nascidos entre 1945-1964) e a geração Z (nascidos entre 1997-2010).
Na CASACOR projetos trazem mistura de cores e inovação
No Pinterest, aumenta a procura por inspirações excêntricas, com um toque de psicodelia
Portanto, também faz parte da previsão de tendência para 2023 quebrar as regras de um design mais quadrado e deixar a imaginação fluir. Teremos cores mais vivas, brilhantes, chamativas, com combinações que geralmente não fariam tanto sentido, mas que esse ano irão expressar o infinito particular de cada um, escapando do tradicional e repetitivo e focando no inovador e futurista.
E por falar em cores...
Dentro dessa mescla de tendências entre passado e futuro, natureza e bem-estar as principais cores utilizadas em 2023 na arquitetura e decoração serão:
Magenta, laranja e terracota
A cor do ano de 2023 anunciada pela Pantone, será Viva Magenta, uma cor enraizada na natureza, vibrante, forte, de muita energia, pulsante, otimista e corajosa, que impulsiona a celebração. Nessa linha entram também tons como laranja, tijolo e terracota, que nos remetem à terra.
Muito verde
Seja pelo verde das plantas ou da pintura, essa é uma cor que irá permear muitos projetos em 2023, com suas variadas tonalidades.
Cores claras
Outra tendência são as cores claras, tanto nas paredes como nas mobílias, buscando trazer tanto uma sensação de aconchego, paz e bem-estar, quanto um toque de elegância e modernidade aos ambientes. Aqui, caem muito bem as telas tensionadas iluminadas para dar um toque especial aos projetos.
Mistura de cores
Como falamos anteriormente, 2023 também trará a mistura de cores, seja em alguns detalhes, como obras de arte, mobília ou elementos decorativos, seja em ambientes excêntricos que fogem do tradicional.
LEIA TAMBÉM: 5 problemas resolvidos com telas tensionadas
Alumiframe é a grande tendência para 2023
Não importa a tendência que se seu projeto irá se inspirar em 2023, o fato é que as versáteis telas tensionadas Alumiframe se encaixam em qualquer projeto e te ajudam a superar as expectativas até dos mais exigentes clientes.